Vamos Clicar pessoal !!!!!

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Fotos de Cuiabá – MT

Cúiabá é a capital e maior cidade do estado de Mato Grosso. O município está situado na margem esquerda do rio de mesmo nome e forma uma conurbação com o município de Várzea Grande. 


Segundo a estimativa realizada para 2009 pelo IBGE, a população de Cuiabá é de 556.298 habitantes, enquanto a sua região metropolitana possui quase 1 milhão habitantes.


Fundada em 1719, ficou praticamente estagnada desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX. Desde então, apresentou um crescimento populacional acima da média nacional, atingindo seu auge nas décadas de 1970 e 1980. 


Nos últimos 15 anos, o crescimento diminuiu, acompanhando a queda que ocorreu na maior parte do país. Hoje, além das funções político-administrativas, é o polo industrial, comercial e de serviços do estado. É conhecida como "cidade verde", por causa da grande arborização. 


Cuiabá faz limite com os municípios de Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande, Jangada e Acorizal. 


É um entroncamento rodoviário-aéreo-fluvial e o centro geodésico da América do Sul. 


Situado na atual praça Pascoal Moreira Cabral, foi determinado por Marechal Cândido Rondon, em 1909 (o correto ponto do centro geodésico já foi contestado, mas cálculos feitos pelo Exército Brasileiro confirmaram as coordenadas do marco calculadas por Rondon). 


O município é cercado por três grandes ecossistemas: a amazônia, o cerrado e o pantanal; está próximo da Chapada dos Guimarães e ainda é considerado a porta de entrada da floresta amazônica. 


A vegetação predominante no município é o cerrado, desde suas variantes mais arbustivas até as matas mais densas à beira dos cursos d'água. 


Cuiabá é abastecida pelo rio Cuiabá, afluente do Rio Paraguai e limite entre a capital e Várzea Grande. 


Cuiabá é famosa pelo seu forte calor, que chega aos 40°C, mas sua temperatura média gira em torno de 25°C. No outono e inverno poder baixar esporadicamente até 10°C, causado pelas frentes frias que vêm do sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário