Vamos Clicar pessoal !!!!!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Se existe um lugar no Brasil em que as pessoas não podem deixar de viajar, este lugar é o estado de Minas Gerais. Os turistas ou as pessoas que costumam viajar pelo país e ainda não passaram pelas maravilhosas cidades turísticas de Minas Gerais, estão cometendo um “grave” erro. Contudo, nunca é tarde para viajar por Minas Gerais. E que tal conhecermos um pouco sobre este estado?
Minas Gerais está em segundo lugar como o estado mais populoso do país, possui o 3º maior Produto Interno Bruto do Brasil, e o estado é muito importante no aspecto histórico, visto que suas cidades foram erguidas no século XVIII, durante o ciclo do ouro.
Como se isso não bastasse outros acontecimentos marcantes do Brasil ocorreram em minas, como a Inconfidência Mineira; a Revolução de 1930; o Golpe Militar de 1964; e sem esquecer que a campanha pela abertura política foi arquitetada em Minas Gerais (em meados da década de 80).
Culturalmente falando Minas é um dos estados brasileiros mais ricos em tradição, costumes e folclore. Um exemplo disso é a cidade de Ouro Preto, a 1ª cidade a ser afirmada como Patrimônio Historio e cultural da Humanidade.
Turismo Minas Gerais: Ouro Preto

A mistura entre os indígenas, africanos e os colonizadores portugueses, acarretou marcas peculiares e típicas na cultura de Minas, onde influenciou nas artes, na gastronomia e também no folclore. Um dos mais importantes acervos artísticos e arquiteturais do país no período colonial está resguardado nas cidades mineiras, como Congonhas, Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João Del-Rei e Tiradentes. Inclusive muitos hóteis e pousadas destas cidades ainda preservam sua arquitetura histórica permitindo aos turistas que experimentem em primeira mão como era morar nas construções de outrora.
As grandes obras do famoso artista Aleijadinho podem ser vistas e contempladas nas cidades de Congonhas, em igrejas em Ouro Preto e em outras cidades que pertenciam ao ciclo do ouro. Além de Aleijadinho obras de outras artistas estão espalhados pelo estado, e Minas é o estado que possui mais museus, e estes não são relacionados apenas a história mineira, mas estão dedicados também às ciências e às artes.
Quem não gostaria de estar na terra dos grandes poetas e escritores do Brasil? É do estado de Minas que muitos deles floresceram como Cláudio Manoel da Costa, Alvarenga Peixoto e Tomás Antônio Gonzaga e muitos outros. Além de ser o berço de vários poetas, é também fonte de inspiração para outros escritores como Autran Dourado, João Guimarães Rosa, Fernando Sabino, e Carlos Drummond de Andrade entre outros.
Sem deixar de mencionar a riqueza da musica mineira marcante desde séculos atrás, que tem em suas raízes o samba, o chorinho e as marchinhas. Depois disso surge a bossa nova, e conforme os anos passam cada vez mais minas gera grandes artistas, bandas e grupos musicas em vários estilos.
Finalmente, para arrebatar o coração de qualquer turista e não deixar mais duvidas de que é possível conhecer um mundo em minas, é fundamental falarmos do artesanato e da cozinha mineira. O artesanato, por sua vez, está presente em distantes cidades do estado. A cidade de Diamantina além de ser uma excelente de cidade turística de Minas, ela oferece belos e inigualáveis tapetes arraiolos e outros trabalhos artesanais. Já a cidade de Tiradentes podemos apontar os objetos em prata. E no Vale do Jequitinhonha destacam-se as peças em madeira e especialmente cerâmica.
A gastronomia mineira é dita como uma das mais saborosas do mundo, os pratos mais tradicionais são à base de carne de porco como o tutu de feijão com carne de porco, lombo de porco, costelinha de porco e o leitão a pururuca. Além desses a culinária mineira tem os famosos pratos e muitos apreciados também e são eles: Começando pelo pão-de-queijo referência da cozinha mineira, Doces como a ambrosia a goiabada; o doce de leite. Pratos típicos como o feijão tropeiro com torresmo; o frango ao molho pardo com angu de fubá o frango com quiabo ensopado e arroz com pequi vaca atolada; linguiça e couve.
Agora vejamos algumas cidades turísticas, entre várias do estado mineiro, mais visitados e, por conseguinte seus melhores pontos turísticos as também:
    Turismo Minas Gerais: Gruta de Maquiné
  • Belo Horizonte: Centro; Palácio da Liberdade
  • Sul de Minas: Vale do Aiuruoca
  • Ouro Branco: Matriz de Santo Antônio
  • Sabará: Centro Histórico
  • Itamonte: Parque Nac. de Itatiaia
  • Congonhas: Passo da Ceia
  • Diamantina: Igreja N. Senhora do Rosário
  • Santana do Riacho: Serra do Cipó
  • Lima Duarte: Serra de Ibitipoca
  • Itamonte: Parque Nac. de Itatiaia
  • Sempre-Viva: Serra do Cipó
  • Cordisburgo: Gruta de Maquiné
  • Santana dos Montes: Serra do Caparaó
Então, o que está esperando? Compre o quanto antes uma passagem de avião, ônibus ou trem e vá conhecer Minas Gerais. E depois não esqueça de nos contar o que achou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário